terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Balanço de 2010

Muitas conquistas, muitos desafios, muitas rodas, muitas palhaçadas. Vamos balançar 2010:

No campo das artes:

- Estreia do Concerto em Ré - nosso espetáculo de palhaços (em 13 de junho de 2010, no Museu Abílio Barreto). Mais de 500 pessoas, presença do super macho Carlos, Tio Ito estreiando nosso som novinho, a avó do Nado gritando "Léo, Léo" durante todo o espetáculo e o Felim nem deu trela, muitas araras e garças no chapéu, Marmota, Felim, Tateu e Begônia muito emocionados.

- Turnê Na estrada com Maria Cutia, contemplada pelo Prêmio Myriam Muniz de Teatro 2009 da FUNARTE. Primeiro prêmio que ganhamos na história do grupo. Viagens pelo interior, novas rodas, novas pessoas. Passamos por: Ribeirão das Neves, Barão de Cocais, Pedro Leopoldo, Conceição do Mato Dentro, Oliveira, Pitangui, Paraopeba, João Monlevade, Itabirito e Campo Belo.

- Convites para Festivais. Nossas rodas e palhaçadas fizeram parte da programação dos festivais: FIT-BH – Festival Internacional de Teatro Palco e Rua - Mostra Movimentos Urbanos; Festival de Inverno de Congonhas; 36º Circuito Cultural Pés de Bomba de Barão de Cocais; Festival de Teatro de Itaúna; e Festival de Teatro de Vitória -ES.

- Participação no espetáculo coletivo Pot Pourri Cômico, em Parceria com a Fanfalhaça do Teatro Terceira Margem. E com ele foram muitas rodas em parques da cidade e viagens pelo interior do estado.

- Marielle e Hugo se formaram no Teatro Universitário - TU. Depois de 3 longos anos de estudo. O espetáculo de formatura foi Rosinha do Metrô.

No campo dos negócios:

- Nos tornamos pessoa jurídica: Maria Cutia Produções Culturais Ltda. Com CNPJ, contador e tudo. Um passo muito grande para a maior profissionalização do nosso ofício artístico (mas olha que entender de números, notas fiscais, contas bancárias é muito complexo para palhaços).

- Compramos equipamentos de som. Um sonzinho só nosso (que para transportar é uma loucura no carrinho do Nado).

- Realizamos projetos importantes em parcerias com outras instituições, grupos e artistas: Teatro Terceira Margem (Cristiano, nosso grande parceiro e inspirador do pensar artístico em rede), Galpão Cine Horto, Trampulim, Camila Morena (que criou os figurinos da Banda Maracutaia... uma loucura sem fim!), além dos encontros pontuais para nosso entendimento criador com Alice Viveiros de Castro, dentre muitos outros.

- Maria Cutia na TV: no projeto ZAS da TV Assembléia e no Agenda da Rede Minas - programas especiais sobre o Concerto em Ré.

Nas perdas:

- A saída do Rafa do Grupo Maria Cutia no fim do ano. Ele vai trilhar os outros tantos caminhos da arte que batem a sua porta. E esse menino vai longe, gente!

- Nosso acidente de carro que só machucou o carro, graças a Deus.


E que venha 2011, com tudo. Para continuarmos escrevendo esta história de rodas e palhaçadas que trilhamos nossas vidas. E em uma próxima postagem, nosso cronograma para 2011!

Nenhum comentário:

Postar um comentário