terça-feira, 11 de maio de 2010

Teatro de Objetos

Na última semana, intensamente, vivi entre os objetos. Ouvindo o spray da tinta que pintava um portão me fazer fiu fiu, vendo uma noiva roliça de papel higiênico se casar com um rolo vazio, sofrendo com o suicídio de um sorrisal, vendo carretéis de linhas se reproduzirem na criação do mundo. Um imenso universo de possibilidades. E jogos que, a todo o tempo, dialogam com o meu olhar de atriz (ou de palhaça?).

Essa experiência começou com a oficina O ATOR NO TEATRO DE OBJETOS, ministrada pelo argentino Fernán Cardama - ator marionetista, especializado em teatro de objetos - dentro da programação do FITO - Festival Internacional de Teatro de Objetos. Fernán, que em Buenos Aires também estudou palhaço com Raquel Soko (grande diretora com a qual Nado e eu trabalhamos em fevereiro), sempre falava do jogo aberto entre o público, o ator e o objeto. Objetos que viram personagens, outros objetos, ações. Objetos em estado de metáfora, de metonímia, de relações imagéticas e estados de humor.

E já ficou a saudade. Dani (minha parceira na oficina) e eu sonhamos em outras cenas, outros Fito-Fashs. Quem sabe um dia nasce um espetáculo com objetos, hum? Viva, viva os objetos.

Mariana e seus objetos


2 comentários:

  1. Maricotita!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que notícia boa! Estou muito feliz pela CNPJ do grupo, ou devo dizer produtora? Vocês merecem!
    Hoje achei uma loja de sapatos pintados a mão, a cara do Maria Cutia, amanhã vou lá e tirarei fotos, vc's precisam vir pra passear e fazer compras! Hahahaha
    Besitos!

    ResponderExcluir