domingo, 3 de abril de 2016

Grupo Maria Cutia em turnê pelo Norte de Minas com o espetáculo “Ópera de Sabão”

Cia de teatro faz uma viagem aos tempos da radionovela e chega a praças do interior mineiro, com um melodrama feito para as ruas

Uma rádio em decadência apresenta sua última novela com a esperança de não sucumbir diante da chegada da televisão. Este é o enredo central de “Ópera de Sabão”, o mais recente espetáculo do Grupo Maria Cutia, inspirado nas radionovelas, que tiveram seu ápice nas décadas de 40 e 50 e foram fundamentais na consolidação da linguagem radiofônica, desaparecendo nas décadas seguintes com o avanço da teledramaturgia. O espetáculo será apresentado em Porteirinha, São João da Ponte, Januária, São Francisco, Luislândia, Brasília de Minas, Montes Claros e Mirabela por meio de projeto aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A ideia de montar um melodrama surgiu nas viagens do Maria Cutia pelo interior de Minas. Em muitas das mais de 100 cidades mineiras por onde já passou a Cia. “O público, ao ver o cenário do teatro montado na rua, veio nos aconselhar que é preciso explicar ao povo da cidade o que é teatro, pois talvez ninguém por ali nunca tenha visto uma peça. E nós, curiosos, perguntamos: ‘mas o que é teatro?’ E eles nos respondem: ‘uai, teatro é novela ao vivo’”, conta a atriz Mariana Arruda. Inspirados por esse imaginário popular, o Grupo Maria Cutia convida o público a participar dessa “novela ao vivo” que é o teatro.

“Nesta turnê vamos voltar a cidades em que já estivemos e vivenciamos deliciosos encontros com o público, como Montes Claros, São Francisco e Januária. Outras vamos pela primeira vez. O motivo? Sempre o encontro com o público, em busca de celebrar o teatro, a novela ao vivo em plena praça. E não tem cúmplice melhor para teatrarmos do que o público do Norte de Minas”, exalta a atriz barranqueira Mariana que nasceu em Montes Claros e cresceu em São Francisco, às margens do Rio.

Com direção de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, o espetáculo mistura o melodrama, bem típico da dramaturgia adotada no rádio e na televisão, além da paródia cômica. O convite para Eduardo veio resgatar uma parceria de sucesso. “O Eduardo é um artista que pensa em ‘como fazer’ e ‘o que pode fazer’ o teatro. Ele dirigiu nosso último espetáculo e tivemos uma enorme sintonia, da forma que acreditamos e queremos exercer nosso ofício. E como é um grande estudioso do melodrama não poderíamos escolher outro diretor”, define o ator Leonardo Rocha. Para o diretor, este trabalho é a oportunidade de dar continuidade ao desenvolvimento do teatro de rua: “temos uma irmandade artística. Somos feitos do mesmo barro, o ofício do teatro popular e mambembe, com o foco na rua. Acho que esse novo espetáculo dá continuidade à nossa pesquisa iniciada em ‘Como a Gente Gosta’ e representa uma evolução no trabalho em todos os sentidos”. O espetáculo Como a Gente Gosta também teve a direção assinada por Eduardo e ano passado chegou às praças de Montes Claros e São Francisco e contou com um público de centenas de pessoas. Estas mesmas praças este ano serão palco da montagem Ópera de Sabão.

No enredo, a decadência de uma companhia de rádio-atores, prestes a perder seu patrocínio, e que resolvem tentar manter a rádio no ar. “A intenção é fazer uma analogia entre a decadência daquele gênero com as nossas atuais dificuldades no ofício do teatro”, conta Leonardo. A rádio-novela “Meu irmão é filho único” explora personagens, vilões e mocinhos, que vão do exagero ao ridículo. “Podemos dizer que a peça tem dois núcleos dramatúrgicos, a da radionovela, que chamamos ‘ficção’, e a da convivência dos radioatores, que chamamos ‘realidade’”, explica o ator Hugo da Silva.

A dramaturgia do espetáculo é assinada pelo jovem escritor Raysner de Paula. O grupo iniciou o processo com estudos de textos de circo-teatro e exercícios de improvisação e convidaram o dramaturgo para escrever a dramaturgia original. “Um texto saborosíssimo, que nos deliciamos já na primeira leitura nos estudos de mesa conduzidos pelo Eduardo”, destaca o ator Leonardo Rocha.

Presença marcante em todas as montagens do Maria Cutia, a música autoral é parte fundamental do espetáculo, como um personagem especial. No processo de montagem do grupo, a canção é o motor criativo das cenas e nesta “Ópera de Sabão” não é diferente. Jingles, vinhetas e canções, criadas especialmente para o espetáculo e executadas ao vivo pelos atores, inspiradas nos musicais do teatro de revista e das radionovelas, entram em cena e complementam as histórias das personagens. O repertório conta com composições criadas pelo grupo já no início do processo e outras em parceria com o músico Fernando Muzzi, que também assina a direção musical e arranjos da montagem. Durante a construção da peça, os atores do grupo investiram em estudos de arranjos mais complexos e se arriscaram na execução de novos instrumentos como a viola, o violoncello e o trombone. O canto e os estudos de texto foram conduzidos pela preparadora vocal Babaya, que também contribuiu no desenvolvimento de uma pesquisa profunda na prosódia do canto e da fala, evidenciando a pronúncia de letras como "r" e "l", característica marcante dos profissionais que atuavam na chamada era de ouro do rádio.

A peça "Ópera de Sabão" é uma montagem realizada com o patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que foi criada não para o público infantil, mas tem classificação livre, para todas as idades e espectadores. Foi feita para a rua, como o teatro é sempre pensado pelo grupo.

Essa turnê conta com o patrocínio da Petrobras para realização dos espetáculos nas cidades de Montes Claros, São Francisco, Mirabela, Luislândia, Brasília de Minas e Januária e com o Patrocínio da Lealtex nas cidades de Porteirinha, Almenara e São João da Ponte, ambos pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Sobre o Grupo Maria Cutia

O Grupo Maria Cutia é uma companhia de teatro de rua que nasceu em Belo Horizonte, em 2006. Seus espetáculos Na Roda (2006), Concerto em Ré (2010), Como a Gente Gosta (2011) e Ópera de Sabão (2015) foram criados a partir de diferentes linguagens (jogo do palhaço, máscaras expressivas, ator brincante, textos clássicos e dramaturgia original) para serem apresentadas em praças, parques, ruas e espaços públicos. O grupo investe, de forma constante, na pesquisa do diálogo entre a música e o teatro, produzindo montagens cênico-musicais que buscam estabelecer uma forte conexão com o público. Em todos os seus espetáculos, a trilha é executada ao vivo pelos atores. Os estudos de canto, preparação e direção vocal de texto, são conduzidos por Babaya. A circulação de “Ópera de Sabão”, quarta montagem do grupo, inaugura oficialmente a agenda de comemorações de 10 anos do Maria Cutia. Desde a sua criação, o grupo já passou por Maputo (Moçambique), Luanda (Angola), Praia (Cabo Verde), Bissau (Guiné Bissau), Ilha de São Tomé (São Tomé e Príncipe); além de ter se apresentado em mais de 130 cidades brasileiras, entre capitais e cidades do interior, de 18 estados brasileiros.













“Ópera de Sabão”
um melodrama de rua do Grupo Maria Cutia

Sinopse:
Intriga. Traição. Romance. A decadente Rádio Drama, na esperança de não perder o patrocínio da marca Chuá Chuá e ser obrigada a fechar as portas, leva ao ar sua última rádio novela, "Meu Irmão é Filho Único".  A caipira Dora Alice compra seu papel de mocinha da novela e desperta sentimentos de amor e ódio no elenco formado pela grande dama da rádio Ester Trindade, pelo galã Antônio Galante e pelo versátil e persistente Juca Morato, sob a direção do desiludido dono da Rádio Drama, Plínio Blanco. Uma viagem pela Era do Rádio, com trilha sonora original executada ao vivo pelos atores.


FICHA TÉCNICA:

“Ópera de Sabão”
um melodrama de rua do Grupo Maria Cutia

Direção: Eduardo Moreira
Dramaturgia: Raysner de Paula
Elenco: Leonardo Rocha, Mariana Arruda, Hugo da Silva, Thales Brener Ventura e Camila Morena da Luz
Trilha Sonora: Grupo Maria Cutia e Fernando Muzzi
Direção Musical: Fernando Muzzi
Preparação Vocal e Direção Vocal de Texto: Babaya Morais
Desenho de Cena: Diego Bagagal
Cenário: William Rausch
Figurinos: Wanda Sgarbi
Caracterização Cênica: Regina Mahia
Iluminação: Cristiano Oliveira
Fotografias: Tati Motta
Designer Gráfico: Lampejo
Produção: Luisa Monteiro

Cronograma da Turnê


PORTEIRINHA
Dia 06/04 – quarta-feira
Local: Praça Odilon Coelho
Horário: 20 horas

SÃO JOÃO DA PONTE
Dia 07/04 – quinta-feira
Local: Praça Olímpio Campos
Horário: 20 horas

JANUÁRIA
Dia 08/04 – sexta-feira
Local: Praça Santa Cruz
Horário: 20 horas

SÃO FRANCISCO
09/04 – sábado
Local: Praça Centenário
Horário: 20 horas

LUISLÂNDIA
28/04 - quinta-feira
Local: Praça da Matriz
Horário: 20h30 

BRASÍLIA DE MINAS
29/04 - sexta feira
Local: Praça da Matriz
Horário: 20h30

MONTES CLAROS
30/04 – sábado
Local: Praça da Catedral
Horário: 20h30

MIRABELA
01/05 – domingo
Local: Praça Galdino Vieira
Horário: 20h30


CONTATO PARA ENTREVISTAS
Mariana Arruda (31)98855-0131 - mariana@mariacutia.com.br
Leonardo Rocha (31)98864-8182 – leonardo@mariacutia.com.br

REDES
facebook.com/grupomariacutiadeteatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário