Grupo Maria Cutia em turnê pelo Norte de
Minas com o espetáculo “Ópera de Sabão”
Cia de
teatro faz uma viagem aos tempos da radionovela e chega a praças do interior
mineiro, com um melodrama feito para as ruas
Uma rádio em
decadência apresenta sua última novela com a esperança de não sucumbir diante
da chegada da televisão. Este é o enredo central de “Ópera de Sabão”, o mais
recente espetáculo do Grupo Maria Cutia,
inspirado nas radionovelas, que tiveram seu ápice nas décadas de 40 e 50 e
foram fundamentais na consolidação da linguagem radiofônica, desaparecendo nas
décadas seguintes com o avanço da teledramaturgia. O espetáculo será
apresentado em Porteirinha, São João da Ponte, Januária, São Francisco,
Luislândia, Brasília de Minas, Montes Claros e Mirabela por meio de projeto
aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
A ideia de montar um melodrama
surgiu nas viagens do Maria Cutia pelo interior de Minas. Em muitas das mais de
100 cidades mineiras por onde já passou a Cia. “O público, ao ver o cenário do teatro montado na rua, veio nos
aconselhar que é preciso explicar ao povo da cidade o que é teatro, pois talvez
ninguém por ali nunca tenha visto uma peça. E nós, curiosos, perguntamos: ‘mas
o que é teatro?’ E eles nos respondem: ‘uai, teatro é novela ao vivo’”,
conta a atriz Mariana Arruda. Inspirados por esse imaginário popular, o Grupo Maria Cutia convida o público a
participar dessa “novela ao vivo” que é o teatro.
“Nesta turnê
vamos voltar a cidades em que já estivemos e vivenciamos deliciosos encontros
com o público, como Montes Claros, São Francisco e Januária. Outras vamos pela
primeira vez. O motivo? Sempre o encontro com o público, em busca de celebrar o
teatro, a novela ao vivo em plena praça. E não tem cúmplice melhor para
teatrarmos do que o público do Norte de Minas”, exalta a atriz barranqueira
Mariana que nasceu em Montes Claros e cresceu em São Francisco, às margens do
Rio.
Com direção
de Eduardo Moreira, do Grupo Galpão, o espetáculo mistura o melodrama, bem
típico da dramaturgia adotada no rádio e na televisão, além da paródia cômica.
O convite para Eduardo veio resgatar uma parceria de sucesso. “O Eduardo é um artista que pensa em ‘como
fazer’ e ‘o que pode fazer’ o teatro. Ele dirigiu nosso último espetáculo e
tivemos uma enorme sintonia, da forma que acreditamos e queremos exercer nosso
ofício. E como é um grande estudioso do melodrama não poderíamos escolher outro
diretor”, define o ator Leonardo Rocha. Para o diretor, este trabalho é a
oportunidade de dar continuidade ao desenvolvimento do teatro de rua: “temos uma irmandade artística. Somos feitos do mesmo barro, o ofício do teatro popular e mambembe, com
o foco na rua. Acho que esse novo espetáculo dá continuidade à nossa pesquisa
iniciada em ‘Como a Gente Gosta’ e representa uma evolução no trabalho em todos
os sentidos”. O espetáculo Como a Gente Gosta
também teve a direção assinada por Eduardo e ano passado chegou às praças
de Montes Claros e São Francisco e contou com um público de centenas de
pessoas. Estas mesmas praças este ano serão palco da montagem Ópera de Sabão.
No enredo, a
decadência de uma companhia de rádio-atores, prestes a perder seu patrocínio, e
que resolvem tentar manter a rádio no ar. “A
intenção é fazer uma analogia entre a decadência daquele gênero com as nossas
atuais dificuldades no ofício do teatro”, conta Leonardo. A rádio-novela
“Meu irmão é filho único” explora personagens, vilões e mocinhos, que vão do
exagero ao ridículo. “Podemos dizer que a
peça tem dois núcleos dramatúrgicos, a da radionovela, que chamamos ‘ficção’, e
a da convivência dos radioatores, que chamamos ‘realidade’”, explica o ator
Hugo da Silva.
A
dramaturgia do espetáculo é assinada pelo jovem escritor Raysner de Paula. O
grupo iniciou o processo com estudos de textos de circo-teatro e exercícios de
improvisação e convidaram o dramaturgo para escrever a dramaturgia original. “Um texto saborosíssimo, que nos deliciamos
já na primeira leitura nos estudos de mesa conduzidos pelo Eduardo”,
destaca o ator Leonardo Rocha.
Presença
marcante em todas as montagens do Maria Cutia, a música autoral é parte
fundamental do espetáculo, como um personagem especial. No processo de montagem
do grupo, a canção é o motor criativo das cenas e nesta “Ópera de Sabão” não é
diferente. Jingles, vinhetas e canções, criadas especialmente para o espetáculo
e executadas ao vivo pelos atores, inspiradas nos musicais do teatro de revista
e das radionovelas, entram em cena e complementam as histórias das personagens.
O repertório conta com composições criadas pelo grupo já no início do processo
e outras em parceria com o músico Fernando Muzzi, que também assina a direção
musical e arranjos da montagem. Durante a construção da peça, os atores do
grupo investiram em estudos de arranjos mais complexos e se arriscaram na
execução de novos instrumentos como a viola, o violoncello e o trombone. O
canto e os estudos de texto foram conduzidos pela preparadora vocal Babaya, que
também contribuiu no desenvolvimento de uma pesquisa profunda na prosódia do
canto e da fala, evidenciando a pronúncia de letras como "r" e
"l", característica marcante dos profissionais que atuavam na chamada
era de ouro do rádio.
A peça
"Ópera de Sabão" é uma montagem realizada com o patrocínio da
Petrobrás, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que
foi criada não para o público infantil, mas tem classificação livre, para todas
as idades e espectadores. Foi feita para a rua, como o teatro é sempre pensado
pelo grupo.
Essa turnê
conta com o patrocínio da Petrobras para realização dos espetáculos nas cidades
de Montes Claros, São Francisco, Mirabela, Luislândia, Brasília de Minas e
Januária e com o Patrocínio da Lealtex nas cidades de Porteirinha, Almenara e
São João da Ponte, ambos pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas
Gerais.
Sobre
o Grupo Maria Cutia
O Grupo Maria Cutia é uma companhia de teatro de rua que nasceu em Belo
Horizonte, em 2006. Seus espetáculos Na
Roda (2006), Concerto em Ré (2010),
Como a Gente Gosta (2011) e Ópera de Sabão (2015) foram criados a
partir de diferentes linguagens (jogo do palhaço, máscaras expressivas, ator
brincante, textos clássicos e dramaturgia original) para serem apresentadas em
praças, parques, ruas e espaços públicos. O grupo investe, de forma constante,
na pesquisa do diálogo entre a música e o teatro, produzindo montagens
cênico-musicais que buscam estabelecer uma forte conexão com o público. Em
todos os seus espetáculos, a trilha é executada ao vivo pelos atores. Os
estudos de canto, preparação e direção vocal de texto, são conduzidos por
Babaya. A circulação de “Ópera de Sabão”, quarta montagem do grupo, inaugura
oficialmente a agenda de comemorações de 10
anos do Maria Cutia. Desde a sua criação, o grupo já passou por Maputo
(Moçambique), Luanda (Angola), Praia (Cabo Verde), Bissau (Guiné Bissau), Ilha
de São Tomé (São Tomé e Príncipe); além de ter se apresentado em mais de 130
cidades brasileiras, entre capitais e cidades do interior, de 18 estados
brasileiros.
“Ópera de Sabão”
um melodrama de rua do Grupo
Maria Cutia
Sinopse:
Intriga. Traição. Romance. A decadente
Rádio Drama, na esperança de não perder o patrocínio da marca Chuá Chuá e ser
obrigada a fechar as portas, leva ao ar sua última rádio novela, "Meu
Irmão é Filho Único". A caipira Dora Alice compra seu papel de
mocinha da novela e desperta sentimentos de amor e ódio no elenco formado pela
grande dama da rádio Ester Trindade, pelo galã Antônio Galante e pelo versátil
e persistente Juca Morato, sob a direção do desiludido dono da Rádio Drama,
Plínio Blanco. Uma viagem pela Era do Rádio, com trilha sonora original
executada ao vivo pelos atores.
FICHA TÉCNICA:
“Ópera de Sabão”
um melodrama de rua do Grupo
Maria Cutia
Direção: Eduardo Moreira
Dramaturgia: Raysner
de Paula
Elenco: Leonardo
Rocha, Mariana Arruda, Hugo da Silva, Thales Brener Ventura e Camila
Morena da Luz
Trilha Sonora: Grupo
Maria Cutia e Fernando Muzzi
Direção Musical:
Fernando Muzzi
Preparação Vocal e Direção Vocal de Texto: Babaya Morais
Desenho de Cena: Diego
Bagagal
Cenário: William Rausch
Figurinos: Wanda Sgarbi
Caracterização Cênica: Regina Mahia
Iluminação:
Cristiano Oliveira
Fotografias: Tati
Motta
Designer Gráfico: Lampejo
Produção: Luisa Monteiro
Cronograma da Turnê
PORTEIRINHA
Dia 06/04 – quarta-feira
Local: Praça Odilon Coelho
Horário: 20 horas
SÃO JOÃO DA PONTE
Dia 07/04 – quinta-feira
Local: Praça Olímpio Campos
Horário: 20 horas
JANUÁRIA
Dia 08/04 – sexta-feira
Local: Praça Santa Cruz
Horário: 20 horas
SÃO FRANCISCO
09/04 – sábado
Local: Praça Centenário
Horário: 20 horas
LUISLÂNDIA
28/04 - quinta-feira
Local: Praça da Matriz
Horário: 20h30
BRASÍLIA DE MINAS
29/04 - sexta feira
Local: Praça da Matriz
Horário: 20h30
MONTES CLAROS
30/04 – sábado
Local: Praça da Catedral
Horário: 20h30
MIRABELA
01/05 – domingo
Local: Praça Galdino
Vieira
Horário: 20h30
CONTATO PARA ENTREVISTAS
REDES
facebook.com/grupomariacutiadeteatro
Nenhum comentário:
Postar um comentário