quarta-feira, 20 de abril de 2011

Caravana de Artesania - João Monlevade

  Fundação CRE-SER

“Eu vou te contar uma história agora atenção...”
Durante os dias 12 a 17 de abril tive a oportunidade única de ingressar em uma caravana que remetia ao tempo dos mambembes. Representando o Grupo Maria Cutia adentrei em uma linda viagem... 

A “Caravana de Artesania” iniciou-se dia 06 e fora encerrada dia 17 de abril, com uma roda de Palhaços, conduzida pelo Teatro Terceira Margem. A Caravana reuniu inúmeros citadinos de João Monlevade, atores e lideranças locais. Foram realizadas oficinas lúdicas de cunho brincante, teatral, onde a essência do palhaço e da arte de contar histórias fazia-se presente. A proposta lúdica fora interativa e repleta de cores, sons, conto e canção... Oficinas foram conduzidas pelo Teatro Terceira Margem, Maria Cutia, e atores locais (Markus e Niel). Estes últimos são figuras marcantes da cidade e igualmente ficaram marcados em minha memória. Pessoas que trazem consigo a arte e que aos poucos se tornam referência no apoio ao crescimento e protagonismo das companhias teatrais do Município: a “Cia  Infinito” e “Grupo Teatral O Salto”. 

A idéia em trabalhar com a inserção de atores e palhaços locais nas intervenções das Caravanas é algo único. Propicia inclusão da arte local, a visibilidade dos grupos às inúmeras instituições e população citadina, bem como a troca entre atores e palhaços oriundos de Belo Horizonte. Trabalhando juntos via-se o crescimento mútuo. A construção do trabalho se deu de forma articulada, sintonizada, cada um dos ministrantes tecia conjuntamente algo único tendo liberdade no processo de criação.

Intervenções de arte-educação com este caráter lúdico, foram realizadas ao público da APAS-MON (Associação dos Pais e Amigos dos Surdos de João Monlevade), APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil), Fundação CRE-SER, SESAMO (Serviço de Saúde Mental), assim como aos transeuntes da cidade.  

Viu-se olhares atentos, encontro de mãos, sorriso nos olhos, a aproximação, gestos de contentamento, o adentrar em brincadeiras e histórias, bem como na atmosfera musical e no jogo com palhaço. É... imagens ficaram na memória. Aos poucos a menina de gravata borboleta rendeu-se aos encantos palhacísticos, assim fez-se o encontro e Marmota, radiante de alegria, deixou reluzir os olhos... 

Além destes encontros únicos, reuniões ocorreram junto a gestores públicos locais, representações de grupo teatrais e de instituições públicas e privadas, com intuito de ampliar a proximidade entre eles. Estes foram momentos singulares. O fortalecimento de todos, bem como o crescimento sociocultural em Monlevade está diretamente atrelado a continuidade deste diálogo que fora essencial para a viabilização da Caravana no município e que ao ser estreitado, a cada dia, com certeza fará toda a diferença.  

A Caravana em João Monlevade resultou na construção de um elo tecido aos poucos, como no bordar de uma colcha manuseando o tear... O elo fortaleceu-se ao longo das Caravanas realizadas no município. Dar continuidade as ações e ao fortalecimento cultural local cabe ao protagonismo dos grupos, ao diálogo das instituições locais, as redes sociais, enfim, ao anseio e iniciativa de todos.   

A Caravana de Artesania encerrou com chave de ouro, com direito a “Roda de Palhaços”, histórias e brincadeiras que ainda vão dar o que contar, deixando pessoas entusiasmadas, com a cabeça e o coração nas nuvens, pés no chão e mãos dadas. 
Encontro Roda de Palhaços na APAS-MON


Roda de Palhaço : Encontro de Laura e Marmota




Roda de Palhaços
Roda de Palhaços
Cortejo: Caravana de Artesania


Mais informações: www.teatroterceiramargem.art.br /  (31) 9997- 6912 Cristiano Pena



Relato de Marielle Brasil.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo tudo que escreveu;obrigado pelo marcante;alias vc é que é para nos.Foi muito importante pra mim como artista e pessoa conhecer você;o amor a arte faz essas coisas ne pessoas que nunca se viram,se encontram atraves dela e ficam marcadas pra sempre.Você,Maria Cutia,Terceira Margem sãos sempre bem vindos aqui...Ainda há um Fub@ com saudades da Marmota e um Niel com saudade das duas...ate breve...

    ResponderExcluir
  3. simplismente sublime este encontro.
    como artista aprendi muito com voce.
    quero continuar aprendendo sempre que possivel.agora como homem ser humano,naoda nen pra descrever sua generosidade é incrivel...sorte paz e luz...bjks

    ResponderExcluir