De lá, terra de ilha, de vulcão, de um mar azul e um povo que cumprimenta com um toque na mão e outro no próprio peito. Assim é Cabo Verde, um lugar de coração aberto pro mundo. E assim foram nossos 6 intensos dias por lá. Muitas lembranças ficaram.
Antes de tudo, vem uma pessoa que faz a diferença: Marilene. Coordenadora do Centro Cultural Brasil Cabo Verde, jornalista, mineira (mas com alma caboverdiana), palhaça. Ela, que trouxe vida ao nosso espetáculo: trouxe o público. Ao total, foram mais ou menos 7 mil pessoas presentes nos espetáculos. E pra isso tudo, veio a TV, a rádio, os jornais, um tantão de cartaz com a Banda Maracutaia pela cidade (e um num restaurante que o Felim ganhou um bigodinho de caneta!), transporte pra trazer as crianças das escolas de longe e muito carinho e trabalho envolvido.
E muitos foram os envolvidos: Aparecida (a alegria em forma de gente), Kevin (o caboverdiano mais brasileiro que conheci... sabe até imitar o Tiririca!), Mônica, Lílian, os educadores da oficina e todo mundo que participou disso tudo junto com a gente. No primeiro dia, nossa estreia africana, foi no interior da ilha. Numa praça ensolarada, uma multidão de crianças que, enquanto esperavam o espetáculo, cantavam ao microfone e eram aplaudidas umas pelas outras. Um espetáculo à parte.
Depois, o Concerto em Ré na praça Cruz de Papa. Uma euforia completa. Gargalhadas e aplausos durante todo o espetáculo. Nunca vi tamanha loucura. Ao final, cantamos, já sem o nariz, Tchau Tchau pra nos despedirmos de todos. As crianças cantaram com a gente como se fosse o maior hit das rádios. Os Super Machos foram os preferidos.
O sucesso do Concerto foi tanto, que fizemos uma sessão extra numa escola de segundo grau. Sim! Adolescentes, que no mundo todo de nada gostam, dançaram e aplaudiam o tempo todo. Inacreditável! E nós que imaginávamos que o jogo com a língua e a cultura brasileira dentro do espetáculo seria um empecilho para a comunicação. Como estávamos errados.
No último dia, veio o nosso público recorde. No Parque 5 de Julho, mais de 2 mil e 500 crianças reunidas. Dia dos Papas, com uma grande roda para eles no final. No cortejo, as crianças perguntavam: "Vocês vão cantar o Super Macho?" Levantamos a bandeira de Cabo Verde que ganhamos do Kevin junto com a brasileira que levamos. Aplausos de pé, de arrepiar.
Obrigada, Cabo Verde!
Relatos da Mariana.
O sucesso de vocês aí na África, sempre foi uma certeza para nós. De cá, acompanhamos esta emocionante turnê, felizes e orgulhosos. Parabéns, Maria Cutia!
ResponderExcluirBea e André/ São Chico-MG
Fico feliz demais com cada notícia africana.
ResponderExcluirMinha imaginação vai a mil pensando em tudo de bom que estão passando por aí.
Aproveitem ainda mais.
Beijosss
Nanny
Que bacana vcs levarem pra tão longe essa alegria e entusiasmo que conhecemos tão bem. PArabéns!!!! Fico muito feliz por vcs!
ResponderExcluirMari, você e todos os cutias merecem o trabalho dedicado e todos os aplausos. Grande Abraço. Kenoca
ResponderExcluirÉ muito emocionante ver tudo isso acontecendo! Bate coração!!! parabéns!
ResponderExcluirBeijos.
Tia
Mil
Se só o relato já comove, imagina então o significado do que esse público tão acolhedor e vocês puderam compartilhar! Parabéns e sucesso por aí!
ResponderExcluirTenho que dizer que meus olhos se encheram de lágrimas ao ler isso Mari, me arrepie e senti um pouquinho da emoção que vcs devem ter sentido...
ResponderExcluirPoxa... eu de cá me emociono também e imagino o que passa no coração de vocês!
ResponderExcluirFico feliz de estar por perto e contribuir um bocadinho pra tamanha alegria do mundo, desse povo todo... dessa palhaçada!
amo vocês!
beijos
Marina
fico muito feliz e orgulhoso em saber que voces gostaram de cabo verde e do pessoal do centro...muito agradecido.
ResponderExcluirpessoalmente gostei muito de conviver com voces e sobretudo de brincar com pessoas que vivem de brincar:)
valeu pelo caboverdiano mais brasileiro.
abraço e que vosso trabalho continue trazendo alegria a todos do mesmo geito que chegou ate nos...sorrindo com ou sem nariz vermelho.
adorei conhecer-vos.
com muitas saudades: kevin
esqueci de dizer...
ResponderExcluirVOLTEM TA!!!